Você conhece a historia da Campanha da Fraternidade?
Esta iniciativa foi lançada, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1963, sob a influência do espírito do Concílio Vaticano II. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade e da renovação eclesial. Os bispos brasileiros, reunidos em Roma e hospedados na mesma casa, começaram a arquitetar um plano de ação que pusesse em prática as determinações que receberiam então. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Em 20 de dezembro de 1964, os Bispos aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: "Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma". Em 1965, tanto Cáritas quanto Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional de Ação Social, foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB - passou a assumir a CF. Nesta transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF. Em 1967, começou a ser redigido um subsídio maior que os anteriores para a organização anual da CF. Nesse mesmo ano iniciaram também os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, participam deles também a Presidência e a Comissão Episcopal de Pastoral.
Em 1970, a Campanha da Fraternidade ganhou um apoio: a mensagem do Papa em rádio e televisão em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal, lida neste dia, ainda enriquece as aberturas, dando incentivo importante.
Foi lançada no dia 26 de dezembro de 1963. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade e da renovação eclesial. Os bispos brasileiros, reunidos em Roma e hospedados na mesma casa, começaram a arquitetar um plano de ação que pusesse em prática as determinações que receberiam então. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade. Em 20 de dezembro de 1964, os Bispos aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: "Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma".Em 1965 a CNBB passou a assumi-la. Nesta transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF.Em 1967 iniciaram os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, participam deles também a Presidência e a Comissão Episcopal de Pastoral. Em 1970, a Campanha da Fraternidade ganhou um apoio: a mensagem do Papa em rádio e televisão em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal, lida neste dia, ainda enriquece as aberturas, dando incentivo importante.
Campanha da fraternidade
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário